Retorna à Home
Envie uma mensagem para TerraMater.com.br
Ligue 11 3464.5100
DESTINOS
Nova Zelândia
Brasil
Austrália
Ártico
Antártica
Patagonia
Chile
Uruguai
Equador
Argentina
Peru
Panama
ATIVIDADES
Artes
Arqueologia
Aviôes / Trens / Carros
Caiaque
Canoagem
Ciclismo
Cultural
Cruzeiros / Barcos
Esportes da neve
Férias Educacionais
Comida & Vinho
História
Hike / Caminhada / Escalada
Montaria
Multi Sport
Natureza
Pesca
Praias / Mergulho
Safári
Rafting
INSPIRACAO
Austrália
Brasil
Nova Zelândia
INFORMAÇÕES
Privacidade

Amazonas - Roteiros
O Amazonas e o Turismo de Natureza

O Amazonas e o Turismo de Natureza

Acervo fotográfico/Secretaria da Cultura, Turismo e Desporto - SEC/AM
 

Um milhão e seiscentos mil quilômetros quadrados - dezoito por cento do território brasileiro - a maior porção de floresta tropical úmida do planeta. Dentro de seu território, uma parte significativa da Bacia Amazônica, a maior do mundo, responsável por um quinto do fornecimento de água doce da Terra. Um banco genético de valor inestimável - o primeiro em biodiversidade. Dois terços de todas as espécies de seres vivos existentes.

Uma taxa de desflorestamento de apenas 2%, incluindo as áreas desmatadas para as construções de cidades, fazendas e estradas.

Com todos esses dados, o Amazonas revela-se um dos destinos mais atraentes para os viajantes interessados em turismo de natureza. E o que é melhor: além dos atrativos naturais, o Estado dispõe de uma boa estrutura turística, que permite ao visitante um contato estreito com a natureza, com a segurança necessária e o nível de conforto desejado.

Venha conhecer esse mundo de natureza chamado vida.

INFORMAÇÕES GERAIS 
População: 2.389.279 habitantes
Densidade Populacional: 1,514 habitantes p/km²
Eletricidade: 110v
Aeroporto Eduardo Gomes - Tel: (0xx92) 652-1120
Clima/Temperatura: Mínima de 21ºC (70F), Máxima 44º (115F). 
Mosquitos: A região próxima a Manaus possui pouquíssimos mosquitos com a dificuldade de reprodução pela acidez das águas do rio Negro, que banha a Capital. Nos passeios de barcos e alojamentos de selva as áreas comuns e dormitórios são teladas, mas recomenda-se uso de repelentes em algumas épocas do ano.

Fotografias: A região de floresta equatorial quente e úmida exige mais cuidado com o material fotográfico. Nos safaris fotográficos, recomenda-se levar sacos plásticos para o caso de uma chuva repentina. Sílica gel evita o fungo nas lentes. Para as longas viagens, uma pequena porção de arroz em um saco de pano serve como improvisação contra a umidade.

Ecossistemas
A Floresta Amazônica, essencialmente tropical, reserva números grandiosos quanto a sua diversidade biológica. Com três ecossistemas básicos: matas de várzea, matas de igapó e matas de terra firme, podem ser explorados de diferentes maneiras, e sob vários pontos de vista, permitindo uma experiência única.

No período das cheias dos rios, as águas avançam nas margens da floresta atingindo quase a copa das árvores. O fenômeno provoca um belo espetáculo nesta região de várzea. As áreas inundadas da floresta são muito férteis pela irrigação natural com nutrientes trazidos pelos rios. A bacia hidrográfica da Amazônia, a maior do mundo, denomina de rio um grande afluente de margem muito larga.

Os pequenos rios e afluentes são chamados de igarapés. Alguns chegam a secar durante três meses da vazante. O turismo de aventura é o grande atrativo dos roteiros do Amazonas. São programas de soft adventure, pesca desportiva, treinamento de sobrevivência de selva, observação de pássaros e até de montanhismo, que traduzem a realidade da Região, com dois fatores fundamentais: beneficiam diretamente as populações em torno dos empreendimentos e asseguram a conservação do meio-ambiente - os itens básicos para caracterização do conceito de "ecoturismo". 

Agora, prepare-se para uma viagem inesquecível, numa das últimas fronteiras da Terra: o Amazonas!
 

Descubra abaixo nossas opções de viagens para o Amazonas


  • 3 ECOSSISTEMAS CERRADO, AMAZÔNIA E PANTANAL 8 DIAS
  • AM ARIAÚ 5 DIAS
  • AM ECOPARK 05 DIAS
  • MARDEZ AM POUSADA DO RIO MUTUM 4 DIAS
  • MARJUN AM NAVEGAÇÃO AMAZON CLIPPER 5 DIAS
  • HOME Sobre nossa ativa empresa CADASTRE-SE INFORMATIVOS PARA OPERADORES FALE-CONOSCO
    Copyright © 2001 Terra Mater Expedições.
     Todos os direitos reservados.