Um milhão e seiscentos mil quilômetros quadrados - dezoito por cento do território brasileiro - a maior porção de floresta tropical úmida do planeta. Dentro de seu território, uma parte significativa da Bacia Amazônica, a maior do mundo, responsável por um quinto do fornecimento de água doce da Terra. Um banco genético de valor inestimável - o primeiro em biodiversidade. Dois terços de todas as espécies de seres vivos existentes.
Uma taxa de desflorestamento de apenas 2%, incluindo as áreas desmatadas para as construções de cidades, fazendas e estradas.
Com todos esses dados, o Amazonas revela-se um dos destinos mais atraentes para os viajantes interessados em turismo de natureza. E o que é melhor: além dos atrativos naturais, o Estado dispõe de uma boa estrutura turística, que permite ao visitante um contato estreito com a natureza, com a segurança necessária e o nível de conforto desejado.
Venha conhecer esse mundo de natureza chamado vida.
INFORMAÇÕES GERAIS
População: 2.389.279 habitantes
Densidade Populacional: 1,514 habitantes p/km²
Eletricidade: 110v
Aeroporto Eduardo Gomes - Tel: (0xx92) 652-1120
Clima/Temperatura: Mínima de 21ºC (70F), Máxima 44º (115F).
Mosquitos: A região próxima a Manaus possui pouquíssimos mosquitos com a dificuldade de reprodução pela acidez das águas do rio Negro, que banha a Capital. Nos passeios de barcos e alojamentos de selva as áreas comuns e dormitórios são teladas, mas recomenda-se uso de repelentes em algumas épocas do ano.
Fotografias: A região de floresta equatorial quente e úmida exige mais cuidado com o material fotográfico. Nos safaris fotográficos, recomenda-se levar sacos plásticos para o caso de uma chuva repentina.
Sílica gel evita o fungo nas lentes. Para as longas viagens, uma pequena porção de arroz em um saco de pano serve como improvisação contra a umidade.
Ecossistemas
A Floresta Amazônica, essencialmente tropical, reserva números grandiosos quanto a sua diversidade biológica. Com três ecossistemas básicos: matas de várzea, matas de igapó e matas de terra firme, podem ser explorados de diferentes maneiras, e sob vários pontos de vista, permitindo uma experiência única.
No período das cheias dos rios, as águas avançam nas margens da floresta atingindo quase a copa das árvores. O fenômeno provoca um belo espetáculo nesta região de várzea. As áreas inundadas da floresta são muito férteis pela irrigação natural com nutrientes trazidos pelos rios. A bacia hidrográfica da Amazônia, a maior do mundo, denomina de rio um grande afluente de margem muito larga.
Os pequenos rios e afluentes são chamados de igarapés. Alguns chegam a secar durante três meses da vazante. O turismo de aventura é o grande atrativo dos roteiros do Amazonas. São programas de
soft adventure, pesca desportiva, treinamento de sobrevivência de selva, observação de pássaros e até de montanhismo, que traduzem a realidade da Região, com dois fatores fundamentais: beneficiam diretamente as populações em torno dos empreendimentos e asseguram a conservação do meio-ambiente - os itens básicos para caracterização do conceito de "ecoturismo". |