Retorna à Home
Envie uma mensagem para TerraMater.com.br
Ligue 11 3464.5100
DESTINOS
Nova Zelândia
Brasil
Austrália
Ártico
Antártica
Patagonia
Chile
Uruguai
Equador
Argentina
Peru
Panama
ATIVIDADES
Artes
Arqueologia
Aviôes / Trens / Carros
Caiaque
Canoagem
Ciclismo
Cultural
Cruzeiros / Barcos
Esportes da neve
Férias Educacionais
Comida & Vinho
História
Hike / Caminhada / Escalada
Montaria
Multi Sport
Natureza
Pesca
Praias / Mergulho
Safári
Rafting
INSPIRACAO
Austrália
Brasil
Nova Zelândia
INFORMAÇÕES
Privacidade
Jericoacoara, CE - Guia de viagem @ Terramater.com.br
::: DESTINO - BRASIL

:: Jericoacoara - CE ::

História

Jeri foi descoberta em 1.498 por um espanhol que se chamava Vicente Pizon, um grande navegador que anos antes de ter sua própria frota de caravelas pertencia a esquadra de Cristóvão Colombo. Pizon ancorou suas caravelas nesta enseada dois anos antes do suposto descobrimento do Brasil por Cabral, mas como existia um tratado entre Espanha e Portugal chamado Tordesilhas toda terra descoberta a 300 léguas dos Açores seria de Portugal.

Depois disto Jeri passou a ser um porto pirata, na praia da Malhada ainda podemos observar os resquícios de um forte que data 1.632. Dentro deste pequeno vilarejo foram travadas várias batalhas, pois aqui era um ponto estratégico para abastecimento das caravelas com frutas frescas da região. Os índios várias vezes vinham da mata atacar o forte.

Na Segunda guerra mundial submarinos Alemães ancoraram por aqui e acabaram naufragando vários navios que vinham para o Brasil. Jeri até o século passado era um porto pirata, onde era feito todo tipo de contrabando. Por 500 anos navegadores de várias partes do mundo ancoravam lá e alguns acabavam ficando, o que gerou uma miscigenação de raças. Esta mistura pode ser observada nas feições indígenas e européias dos nativos da região. Depois Jeri foi esquecida durante algumas décadas até que foi ressuscitada pelo turismo.

Devido ao aspecto selvagem e ao difícil acesso, Jericoacoara surgiu para o mundo apenas no final da década de 70. Hippies e mochileiros mais audaciosos invadiram a praia em busca de uma natureza primitiva, o que encontraram em cheio naquela vila de pacatos pescadores e pequenos artesãos.

Jeri se tornou internacionalmente conhecida em 15 de março de 1987, quando o jornal americano The Washington Post a considerou como uma das 10 praias mais bonitas do mundo.

Ainda continua uma região bastante intocada, apesar de atualmente já existirem inúmeras pousadas, pequenos restaurantes e lojas de souvenires, assim como incontáveis “bugueiros” (proprietários de buggys que levam os turistas pelas dunas, orla marítima, etc. para passeios tais como a Lagoa Paraíso ou a vila de Nova Tatajuba). Até pouco tempo não havia energia elétrica: hoje, entretanto, é possível ver as pousadas e restaurantes oferecendo tal comodidade.

Jeri era considerada Área de Proteção Ambiental (APA) desde 1992 até 2002, quando se tornou Parque Nacional. Enquanto foi APA, através de uma lei federal, várias normas severas regiam o local.

Entendendo um pouco mais sobre a riqueza histórica deste lugar, experimente sentar em uma praia, duna ou montanha de Jeri e imaginar a paisagem desta enseada cheia de caravelas ou a emoção destes navegadores ao chegar numa terra inóspita, cercada de dunas, mistério e magia.

HOME Sobre nossa ativa empresa CADASTRE-SE INFORMATIVOS PARA OPERADORES FALE-CONOSCO
Copyright © 2001 Terra Mater Expedições.
 Todos os direitos reservados.